Segunda, 17 Janeiro 2022

Cidades

Com entrega para 2023, Barueri inicia obra contra enchentes no Tamboré

Problema antigo Cidades

Com entrega para 2023, Barueri inicia obra contra enchentes no Tamboré

Gestão fará um túnel subterrâneo, da Al. Araguaia até a Av. Piracema, para canalização e drenagem da água 

Túnel terá por volta de 2,8 metros de diâmetro e a água será escoada para o rio Tietê, por meio de uma ligação já existente (Foto: Benjamin Sepulvida/Secom Barueri)

Episódios de chuvas fortes são comuns nesta época do ano e aumentam a probabilidade de enchentes em locais como o Tamboré, que já tem um histórico de alagamentos. O último aconteceu em outubro do ano passado e deixou a região debaixo d'água. 

Para solucionar o problema antigo, a Prefeitura de Barueri iniciou a construção de um túnel subterrâneo, desde a Al. Araguaia até a Av. Piracema, para a canalização e drenagem de águas da chuva. 

Com extensão de cerca de um quilômetro, o túnel terá por volta de 2,8 metros de diâmetro e a água será escoada para o rio Tietê, por meio de uma ligação já existente.

Segundo o secretário de Obras, Roberto Piteri, a previsão é que a obra seja entregue em 2023 e que deverá causar menos transtornos para o trânsito local, pelo seu sistema de construção "não destrutível". 

"Trata-se de uma região que tem integração com um grande sistema viário com acesso à rodovia Castello Branco, ligando cidades como Osasco e Carapicuíba, de modo que quando alaga causa enormes transtornos ao trânsito. (...) É uma obra que vai resolver os problemas de enchentes que temos no Tamboré", disse o secretário. 

Ações 

A gestão barueriense informou que, para evitar enchentes, "a Secretaria de Serviços Municipais realiza ações diárias de limpeza de bueiros, das ruas e recolhimento de cacarecos". 

Já a Defesa Civil de Santana de Parnaíba iniciou em novembro os trabalhos de limpeza e desassoreamento dos córregos e bocas de lobo da cidade. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 17 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/