Com aumento da temperatura, pernilongos voltam a assolar a região

Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza fumacê em lagoas, mata e em pontos específicos do Rio Tietê (Foto: Michela Brígida/Arquivo Folha de Alphaville)
Recentemente, por conta das altas temperaturas na capital, moradores que moram próximo ao Rio Tietê, em São Paulo, fizeram um abaixo-assinado por conta do aumento de pernilongos. Na segunda-feira (21), equipes da EMAE realizaram a chamada termonebulização nas duas margens do rio, no trecho entre a Usina de Pedreira até a Estrutura de Retiro.

Em Alphaville, não é de hoje que os moradores precisam conviver com os pernilongos. Segundo Cristiano Schwetner, professor de Ciências Ambientais no Campus Diadema da Unifesp, o boom da população destes tipos de inseto está intimamente ligado às condições climáticas e ao aumento da temperatura.

"Está relacionado também com as condições locais, já que os mosquitos maduros se reproduzem em água. O do tipo Aedes Aegypt em água limpa, já o pernilongo comum, em água com muita matéria orgânica. Além disso, quando há uma natureza mais abundante, como em Barueri e Santana de Parnaíba, temos mais locais para proliferação", explicou o especialista.

Ações
À reportagem, a Prefeitura de Santana de Parnaíba explicou que há uma programação periódica de fumacê, técnica que consiste na emissão de uma nuvem de fumaça com inseticida.

"O fumacê é feito em algumas regiões de lagoas, aos redores de mata e em pontos específicos das margens do rio Tietê. Os meses de novembro a abril são de maior incidência destes insetos por conta do calor e chuvas", apontou a gestão.

Já Barueri informou que não faz aplicação de veneno, pois isso só causa resistência aos inseticidas. "A Secretaria de Serviços Municipais limpa regularmente córregos e rios. Além disso, todo morador precisa se organizar e vistoriar o imóvel onde mora pelo menos uma vez por semana. Promover limpeza do ambiente e eliminação de criadouros é o recomendado", destacou. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 26 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário