Com 12 casos do novo coronavírus, cidades restringem circulação nas ruas

Na tarde de quarta-feira (18), a Alameda Rio Negro, uma das principais vias do bairro estava com pouco movimento (Foto: Zé Carlos Barretta/Folha de Alphaville)
Nesta quinta-feira (19), cinco óbitos pelo novo coronavírus (Covid-19) foram confirmados no estado. Na região, o avanço da doença também é percebido. Segundo boletim emitido pela Prefeitura de Barueri, há uma nova ocorrência no município, totalizando quatro. Mas a reportagem apurou que, em Alphaville, há mais três pacientes positivos para a doença: um morador do Beat Alphaville, um do Duplex House e um do One, o que totalizaram sete casos. As informações foram confirmadas com síndicos e por meio de comunicado emitido pelos condomínios. No município, há 77 em investigação com isolamento.

Já em Santana de Parnaíba, são cinco pacientes com o vírus, de acordo com comunicado emitido pela gestão municipal. A redação apurou que dois casos se referem ao condomínio Ghaia e Tamboré 6 Villaggio. Ainda segundo a gestão, uma pessoa está intubada em uma Unidade de Saúde da cidade, sem dizer se é caso suspeito ou confirmado.Outros 57 pacientes estão sob suspeita e aguardam resultado.

Com o aumento de ocorrências nesta semana, os municípios decretaram estado de emergência. Como forma de proteger a população, as prefeituras anunciaram a suspensão de diferentes serviços, como cursos, feiras livres e atividades culturais e esportivas.

Em Barueri, a gestão cancelou o atendimento presencial no Ganha Tempo e no Paço Municipal. Em Parnaíba, todos os ambientes de atendimento público da cidade serão fechados a partir de segunda (23). 

Já na tarde desta quinta-feira (19), o prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, determinou que os comércios da cidade, exceto os serviços essenciais relacionados à saúde pública e alimentação, sejam fechados até domingo (22). "Restaurantes, lanchonetes e bares, todos deverão ser fechados", disse Elvis.

No município barueriense, a prefeitura limitou o horário de funcionamento de bares e similares até às 20h. Para evitar transmissões, as consultas nas UBS´s foram canceladas, assim como as coletas de exames.

Serviços
Os shoppings Iguatemi Alphaville e Tamboré decidiram seguir as recomendações do Governo do Estado, divulgadas nesta quarta-feira (18), e passaram a funcionar em horário reduzido apenas com serviços essenciais. 

No Tamboré, farmácias, serviços ligados à saúde, serviços públicos e postos de combustíveis terão o funcionamento facultativo; o Carrefour funciona das 8h às 23h. Já os serviços de alimentação funcionarão apenas por meio de plataformas de entregas online. Os serviços de delivery funcionarão apenas com entrega domiciliar. ​As demais lojas estarão fechadas até dia 30 de abril.

O Alpha Square Mall também funcionará com horário diferenciado, das 12h às 19h, mas analisam a possibilidade de fechamento por completo. O shopping Flamingo vai funcionar a partir desta sexta-feira (20) até dia 30 de abril, vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h, e sábado até às 18h. 

Funcionamento dos bancos e correios

Por ser considerado serviço essencial, as agências bancárias serão mantidas abertas, em seu horário normal de funcionamento, segundo comunicado da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os Correios também continuam atendendo, mas com contingente reduzido.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários: 1

Tatiane em Sábado, 21 Março 2020 15:29

E o centro comercial ?
Vai continuar aberto ?

E o centro comercial ? Vai continuar aberto ?
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 03 Abril 2020

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário