Domingo, 11 Mai 2025

Cidades

Clínicas particulares de Alphaville registram aumento na procura pela vacina contra HPV

Prevenção Cidades

Clínicas particulares de Alphaville registram aumento na procura pela vacina contra HPV

Governo de São Paulo anunciou recentemente que reforçará a campanha de vacinação contra a doença 

Segundo a Alphaimune, apesar do aumento discreto na procura, a desinformação está entre os principais motivos da baixa adesão (Foto: Michela Brígida/Arquivo Folha de Alphaville)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Recentemente, o Governo de São Paulo anunciou que reforçará a campanha de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) disponibilizada pelo Instituto Butantan no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é resgatar a imunização de jovens de 15 a 19 anos, que foram incluídos no Calendário Nacional de Vacinação de HPV no ano passado. Antes, o imunizante só estava disponível para meninas e meninos dos 9 aos 14 anos.

Em Alphaville, algumas clínicas particulares registraram um aumento na procura pelo imunizante este ano em relação a 2024. É o caso da unidade do Fleury. "Na unidade Fleury Alphaville, em comparação de janeiro a abril de 2024 com o mesmo período de 2025, houve aumento de 28,9% na procura pela vacina contra a HPV.

É um imunizante de extrema importância e educar os pacientes sobre isso foi fundamental no aumento pela procura. Outra razão é a chegada da vacina HPV 9 valente, que tem uma cobertura maior dos HPVs que podem causar câncer", explicou a empresa. 

Rosana Ritchmann, infectologista do Delboni, enfatizou que na unidade do bairro houve também uma alta na procura pelo imunizante e destacou a conscientização da população. 

"O público-alvo vai dos 9 até 45 anos para homens e mulheres. É uma vacina extremamente segura e o número de doses vai variar de acordo com a idade. Quanto antes se vacinar, melhor", disse. 

Já Danilo Scheit Vieira Jr, da AlphaImune, afirmou que, apesar do aumento discreto na procura, a desinformação está entre os principais motivos da baixa adesão. 

"Além da desinformação da importância da vacina em prevenir contatos e câncer de colo uterino, o custo da vacina também é outra questão, que ainda não é acessível a todas as classes e no SUS há uma limitação de faixa etária. Vale enfatizar que a vacina oferece uma proteção de até 90% contra o câncer", destacou. 

Sobre o HPV 

O HPV é o principal responsável pelo câncer de colo de útero e também causa outros tipos de câncer, como de vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe. O vírus pode ser transmitido não apenas pela via sexual, mas também por meio do contato direto com qualquer região da pele ou mucosa infectada.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/