Quarta, 24 Abril 2024

Cidades

Cidades não terão vacinação fracionada da febre amarela

Cidades

Cidades não terão vacinação fracionada da febre amarela

Barueri, Santana de Parnaíba e Itapevi continuam aplicando a dose integral 

Em Barueri, vacina é aplicada nas UBS´s durante a semana, das 8h às 16h Foto: Rodrigo Albertini/Folha de Alphaville

A região está fora da primeira lista divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde dos municípios que receberão a vacina fracionada (que não será destinada para todas pessoas, de acordo com cada especificidade) contra a febre amarela; mais fraca que a dose integral e protege por até nove anos, para campanha de imunização que se iniciará no dia 3 de fevereiro. No sábado (6), a pasta anunciou a ampliação para todo o Estado. A decisão foi tomada após a morte de dois homens que estiveram em dezembro na cidade de Mairiporã, na Grande São Paulo, foram infectados lá, mas moram na Capital. A terceira vítima faleceu em Guarulhos, depois de ter contraído a doença na zona rural de Nazaré Paulista.
Sobre a decisão de fracionar a vacina, o secretário David Uip disse que a dose será dividida para ampliar a imunização. A determinação do Estado é de que as prefeituras continuem oferecendo a vacina integral até durarem os estoques.
Em Alphaville, a dose pode ser encontrada na UBS do bairro (Estrada Municipal Bela Vista, 1687-1731 - Residencial Onze (Alphaville), Santana de Parnaíba), de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h30. Santana de Parnaíba foi a pioneira da região na realização da campanha de bloqueio, em novembro de 2017. De acordo com o infectologista do Hospital Santa Paula, Marcelo Mendonça, a proximidade com a Serra da Cantareira explica a ação. "O município é continuação da área, proximidade de mata, onde existe um quadro grave da doença".
Na cidade de Barueri, a vacina está disponível em diversas Unidades Básicas de Saúde nos bairros Silveira, Jardim Maria Helena, entrei outros, das 8h às 16h, durante a semana. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/