Quinta, 25 Abril 2024

Cidades

Campanha nacional de vacinação contra gripe começa em 15 de abril

Cidades

Campanha nacional de vacinação contra gripe começa em 15 de abril

Ministério da Saúde prevê realização do Dia de D imunização em 5 de maio em todo o país 

Doses contra o Influenza serão disponibilizadas nas UBS's (Lourivaldo Fio/Secom Barueri)

Começa no dia 15 do próximo mês, a primeira fase da campanha nacional de imunização contra gripe, orquestrada pelo Ministério da Saúde. A mobilização, que neste ano teve a antecipação de 15 dias, em relação à média dos anos anteriores, deve se estender até o dia 31 de maio.

As doses das vacinas serão disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS's). Em Barueri e Santana de Parnaíba, entre os dias 15 e 19 de abril, serão imunizadas as pessoas do Grupo 1, composto por gestantes e crianças com até 5 anos, 11 meses e 29 dias.

A partir do dia 22, serão vacinados os demais grupos de risco para a doença, que têm como público-alvo idosos, pessoas com doenças crônicas (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, distúrbios que comprometem a imunidade, como o câncer e outras), profissionais da educação pública e privada e saúde, população indígena e trabalhadores do sistema prisional.

De acordo com diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, a ameaça da gripe pandêmica está sempre presente. "O risco contínuo de um novo vírus da influenza transmitindo de animais para humanos e potencialmente causando uma pandemia é real. A questão não é se teremos outra pandemia, mas quando. Precisamos estar vigilantes e preparados – o custo de um grande surto de gripe superará em muito o preço da prevenção", explica.

Seguindo os preceitos da OMS, o Governo Federal estima vacinar mais de 60 milhões de pessoas inseridas do grupo de risco. Para atingir a meta, será realizado um dia D de vacinação, previsto para 5 de maio, em todo o país.

Dia D
Na ocasião, as UBS de todas as cidades funcionarão entre às 8h e 17h, para imunizar os moradores. Em Barueri e Santana de Parnaíba acontecerá ainda ações em postos volantes, conforme informou as administrações municipais.

Alguns dos lugares que devem receber a ação são: o Condomínio Morada dos Pinheiros, em Aldeia da Serra, Cristal Park 2 e 4, o Refúgio dos Bandeirantes, Germano, Sítio do Rosário, Chácara Solar e Rua da Fartura, o Solar Ville Garaude Ltda, a Universidade Paulista – Unip e o Residencial Morada dos Pássaros.

Notificações
De acordo com a gestão de Parnaíba, o município não registrou óbito devido ao vírus Influenza no ano passado. Como a gripe não é uma doença de notificação compulsória, registra-se a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - hospitalizado, que pode ser ocasionada por diversos vírus, entre eles, o vírus da Influenza.

Em 2018, a cidade teve 34 notificações de SRAG-hospitalizado, sendo 9 ocasionadas pelo vírus da Influenza. Já em Barueri, houve 5 casos confirmados, sendo que destes 1 caso foi a óbito. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/