Sábado, 16 Janeiro 2021

Cidades

“Cálculo errado” fez Barueri retroceder para fase laranja, diz secretário de Saúde

Cidades

“Cálculo errado” fez Barueri retroceder para fase laranja, diz secretário de Saúde

Índices dentro dos parâmetros permitem que município fique na etapa amarela. Parnaíba ainda não se pronunciou 

Em Barueri, dos 138 respiradores disponíveis na cidade, de 12 a 15 estão sendo usados, disse o secretário de Saúde (Foto: Robinson Alvarenga/Secom Barueri)
Na última semana, o governo do estado anunciou, em uma nova atualização do Plano São Paulo, o retorno da faixa Oeste da Grande São Paulo, a qual Barueri e Santana de Parnaíba estão, para a fase laranja. Porém, assim como em outras cidades, Barueri foi uma das que declarou a permanência na etapa amarela. 

Em vídeo nas redes sociais, o prefeito Rubens Furlan afirmou que publicaria um decreto na segunda-feira (10) prorrogando a medida na cidade, mas até o fechamento da edição, o documento não foi publicado.

"Eu fui surpreendido, pois todas as exigências estabelecidas pelo estado estamos cumprindo rigorosamente. Estamos abaixo dos índices que eles exigem para permanecer na fase amarela. Está diminuindo a incidência da Covid-19, o índice de internação e de mortalidade", apontou Furlan. 

À reportagem, o secretário de Saúde de Barueri, Dionisio Alvarez, afirmou que o governo retrocedeu a região para a etapa laranja por um cálculo errado. "Os índices de mortalidade, de internação, de UTI na cidade estão dentro dos parâmetros", explicou.

Ainda segundo Alvarez, a estrutura para o tratamento da Covid-19 em Barueri é uma das mais completas da região. "Temos 138 respiradores e estamos usando de 12 a 15. No Hospital Municipal, atualmente são 38 doentes críticos, sendo 19 na UTI", destacou. 

Até o fechamento desta edição, a assessoria de comunicação de Santana de Parnaíba não se pronunciou sobre o assunto.

Covid-19 na região
De acordo com boletim epidemiológico da prefeitura desta quinta-feira (13), Barueri tem um total de 4.392 casos confirmados da Covid-19 e 294 óbitos. 

Já em Parnaíba, nesta quarta-feira (12), dados mais recentes divulgados, o município registrou 2.121 infectados pela Covid-19 e 82 mortes. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 16 Janeiro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/