Domingo, 05 Mai 2024

Cidades

Barueri sobe 30 posições em Ranking Cidades Amigas do 5G

Edição 2023 Cidades

Barueri sobe 30 posições em Ranking Cidades Amigas do 5G

Município angariou o 18° lugar. Levamento reconhece ações para incentivar a conectividade

Segundo informações, cerca de 80% da cidade conta com a cobertura 5G (Foto: Arquivo Folha de Alphaville)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

O Ranking Cidades Amigas do 5G, divulgado nesta quarta-feira (13) pela Conexis Brasil Digital durante o Painel Telebrasil Summit 2023, revelou que Barueri angariou o 18° lugar neste ano. Em 2022, o município ficou em 48°, subindo 30 posições de um ano para o outro.

O levantamento, que reconhece as ações dos municípios para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão da conectividade, mostrou ainda que a nota atingida pela cidade foi de 4,1 em 2023.

Em 2022, Barueri atualizou a lei municipal para que as operadoras de telecomunicações invistam na infraestrutura da nova tecnologia. Segundo informações, cerca de 80% da cidade conta com a cobertura 5G.

Para o levantamento, realizado pela consultoria Teleco, foram avaliados 201 municípios brasileiros, todos com mais de 150 mil habitantes.

Região
Entre as cidades da região que aparecem no ranking e que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste), Barueri também teve o melhor desempenho. Em seguida aparece Osasco, na posição 52, Itapevi, em 86° lugar, Cotia, em 125°, e Carapicuíba, em 132°.

Santana de Parnaíba não aparece no ranking, mas recentemente a assessoria de
imprensa da InvestSP informou que a cidade já oferece a tecnologia 5G.

"Santana de Parnaíba ainda não atualizou a legislação. A ausência de uma lei atualizada não impede que operadoras instalem antenas de 5G. Porém, como o 5G exige um número de antenas até 10 vezes maior que o 4G, a falta de uma lei atualizada pode comprometer a ampliação da rede e o pleno funcionamento da tecnologia", explicou.
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/