Barueri registra queda no número de óbitos por doenças respiratórias

Segundo especialista, medidas de higiene, uso de máscara e distanciamento ajudaram na redução de casos de doenças respiratórias (Foto: Lourivaldo Fio/Secom Barueri)
De acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o número de casos e óbitos causados por doenças respiratórias, sem considerar a Covid-19, diminuiu no país. 

De janeiro até a primeira semana deste mês, foram registradas 1.691 ocorrências e 186 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA). No último ano, foram 5.721 e 884, respectivamente. A redução foi de 70,44% no número de casos e 78,95% em relação aos óbitos. 

Barueri anotou queda no número de óbitos por SRGA em comparação ao ano passado. De janeiro a setembro de 2020, a cidade registrou um óbito, ante dois em 2019. Já em relação aos casos, nos primeiros nove meses deste ano, o município teve quatro ocorrências, contra duas no ano anterior. Todas foram pelo vírus H1N1.

Tanto em setembro de 2020 como de 2019, Barueri não anotou nenhum caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave por H1N1. 

Em Santana de Parnaíba, segundo a prefeitura, no último mês foram 70 casos e 9 óbitos por SRGA. "Em setembro de 2019, não tivemos casos e óbitos", destacou.

Especialista
Pedro Francisco Giavina Bianchi Jr., presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia Regional São Paulo (ASBAI-SP), acredita que os cuidados de higiene tomados em meio à pandemia da Covid-19 ajudaram na queda de casos e óbitos por SRGA.

"O que aconteceu é que com essas medidas de higiene, uso de máscara e distanciamento social, nós também nos prevenimos de outras infecções respiratórias virais. Observamos uma melhora na quantidade de pessoas com crise de asma, por exemplo", explicou o especialista. 

Covid-19
Segundo dados da prefeitura, até esta quarta-feira (14), Barueri registrava 6.900 casos da Covid-19 e 375 óbitos. Já Santana de Parnaíba, de acordo com informações oficiais, nesta quinta-feira (15) foram 3.480 ocorrências e 104 mortes.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 23 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário