A técnica de enfermagem Deise Aparecida Damaceno foi a primeira pessoa a receber a vacina em Barueri (Foto: Benjamim Sepulvida/Secom Barueri)
Na tarde desta terça-feira (19), a Prefeitura de Barueri recebeu um caminhão com 3.960 doses da vacina contra a Covid-19 produzida pelo Instituto Butatan/Sinovac e já iniciou a vacinação em profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia.
A primeira pessoa a receber a vacina foi Deise Aparecida Damaceno, técnica de enfermagem no Pronto-Atendimento do Jardim Paulista, que disse que a imunização é um alento para os profissionais de saúde. "Que bom que a vacinação começou, que todos os brasileiros tenham a oportunidade de recebê-la", destacou.Após a aplicação das primeiras doses, parte das vacinas seguiram imediatamente para o hospital de retaguarda do Jardim Paulista, iniciando assim a imunização dos profissionais que atuam na unidade.
A administração pretende finalizar este processo rapidamente, conforme as vacinas forem sendo entregues. A segunda dose do imunizante deve ser aplicada 21 dias após a primeira.
O vice-prefeito Roberto Piteri disse que é uma data para ser celebrada e que traz a esperança ao coração do povo de Barueri e do país. "A estrutura de saúde de Barueri foi preparada para realizar a imunização e queremos com isso que o número de casos na cidade diminua. A vacinação é fundamental nesse processo, mas é preciso continuar com as precauções, o autocuidado e o cuidado com o outro. Vamos vencer essa doença", disse.
Vacina deve diminuir gravidade da situação
À reportagem, o diretor técnico do HMB, Paulo Tierno, afirmou que, após a vacinação dos profissionais da saúde, as pessoas dos grupos de risco devem ser priorizadas.
"Após a vacinação nos profissionais que estão na linha de frente, que devem estar seguros, precisamos priorizar os outros grupos de riscos que são os idosos e os que têm comorbidades. Acredito que vacinando essa população de risco, vai diminuir a gravidade da doença e vai refletir em um número menor de internações", destacou Tierno.
Envio das doses
Ao todo, o governo Estadual deverá enviar 80 mil imunizantes de forma fracionada. Segundo a prefeitura, a Secretaria de Saúde Municipal espera que mais imunobiológicos sejam enviados semanalmente a Barueri, mas ainda não há confirmação por parte do Ministério da Saúde quanto a periodicidade e nem a quantidade do envio de novas doses.
Operação
Polícia desarticula quadrilha que adulterava cocaína, duas pessoas foram presas em Santana de Parnaíba
Autódromo de Interlagos
Testemunha aponta fala suspeita de segurança após morte de empresário da região
Novos sistemas
Ecovias Raposo Castello confirma operação do pedágio eletrônico para 2027
Energia
Governo de São Paulo pede rompimento do contrato com Enel
Operação Mirage
Polícia prende bando suspeito de lucrar R$ 200 mil com venda de ingressos falsos em zoológicos de SP
Fornecimento de energia
CIOESTE repudia declaração de representante da Enel e cobra responsabilidade diante da crise
Projeções
Roda Rico se integra ao Natal Iluminado e transforma o céu em espetáculo de luzes
Assistência
Iguatemi Alphaville lança campanha de Natal em apoio ao Lar das Crianças da CIP
Inmet
Defesa Civil emite novo alerta para temporais a partir desta terça (16)
Ciclone
Procon paulistano multa Enel em cerca de R$14,3 milhões