Sábado, 27 Novembro 2021

Cidades

Barueri pode vacinar toda a população contra a Covid-19 em seis meses

Estimativa Cidades

Barueri pode vacinar toda a população contra a Covid-19 em seis meses

Projeção foi feita com o número de habitantes a partir de 20 anos considerando a média de vacinação na cidade em abril. Resultado depende do envio de doses pelo Ministério da Saúde

Segundo dados da prefeitura, em abril, Barueri imunizou uma média de 896 pessoas por dia (Foto: Benjamin Sepulvida/Secom Barueri)

Em uma coletiva de imprensa da Organização Mundial da Saúde no último mês, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que "é possível garantir" que toda a população brasileira vai ser vacinada contra a Covid-19 até o fim de 2021. Mas a escassez de vacinas somada à dificuldade para conseguir insumos, aumenta a preocupação sobre o ritmo de vacinação.

Uma projeção feita pela Folha de Alphaville, baseada em dados da prefeitura e do Governo de São Paulo, mostrou que, em Barueri, em seis meses, toda a população a partir de 20 anos terá iniciado ou completado o ciclo de imunização contra a Covid-19, ou seja, terão recebido a 1ª e/ ou 2ª dose. 

Apesar do Brasil preconizar a vacinação a partir de 18 anos, a reportagem considerou a população acima de 20 anos por serem os dados disponibilizados pela Fundação Seade, fonte adotada. 

Com base na informação acima, o município barueriense conta com 185.520 habitantes aptos a se vacinar. Até quarta-feira (19), 26.100 pessoas estavam totalmente imunizadas com a 2ª dose, segundo o Vacinômetro do governo de SP. Com isso, atualmente,159.420 pessoas aguardam para receber a vacina (1ª e/ou 2ª dose). 

Em abril, segundo a prefeitura, a cidade imunizou uma média de 896 pessoas por dia. No mês, esse número chegou a cerca de 26.880 vacinados. Se manter esse ritmo, o que depende do envio de doses pelo Ministério da Saúde, até novembro, a população descrita poderá ter recebido entre a 1ª e 2ª dose.

Até o fechamento da edição, a Prefeitura de Santana de Parnaíba não retornou.

Etapas da vacinação 

Na quarta-feira (19), o governo de São Paulo anunciou a vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 55 a 59 anos entre 1º e 21 de julho e para profissionais da educação de 18 a 46 anos de 21 a 31 de julho. 

A data exata de início ainda não foi definida porque depende da disponibilidade de vacinas do Ministério da Saúde.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/