Sexta, 01 Março 2024

Cidades

Barueri e Santana de Parnaíba se destacam no Ranking Connected Smart Cities

9ª edição Cidades

Barueri e Santana de Parnaíba se destacam no Ranking Connected Smart Cities

Na classificação geral, municípios ficaram em 6° e em 22° lugar, respectivamente. Ranking qualifica as cidades mais inteligentes e conectadas do país

Santana de Parnaíba ficou em 1° lugar no quesito segurança. É a primeira vez que o município atinge esse resultado

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Barueri e Santana de Parnaíba se destacaram na 9ª edição do Ranking Connected Smart Cities 2023, divulgado nesta segunda-feira (4) e elaborado pela Urban Systems em parceria com a Necta. Na classificação geral, o município barueriense ficou em 6° lugar, com nota 35,44, e Parnaíba, em 22° (33,41).

Nos recortes por eixo, sendo dez no total (mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança), Barueri angariou a 1ª posição em economia. Entre os destaques da cidade está a independência do setor público, com 95,7% dos empregos formais no setor privado,  crescimento do número de empresas em 3,93%, crescimento de 3,27% no número de empregos em 2023.

Já Santana de Parnaíba ficou em 1° lugar no quesito segurança. É a primeira vez que o município atinge esse resultado. O ranking apontou como destaques a taxa de 3,9 homicídios para cada 100 mil habitantes, 290,7 policiais, guardas-civis municipais e agentes de trânsito por cem mil habitantes, investimento em segurança de R$ 199,7 por habitante e existência de Centro de Controle e Operações.

"Em 2013 pegamos uma segurança sucateada, mas com determinação, com foco e fé acima de tudo, conseguimos chegar nesse nível, da primeira do Brasil em segurança pública. Queria agradecer aos profissionais de segurança Guarda Civil da nossa cidade, a Polícia Militar e Polícia Civil que vêm nos ajudando muito", disse o prefeito de Santana de Parnaíba, Marcos Tonho, durante o evento Ranking Connected Smart Cities 2023 nesta segunda-feira (4).

Parnaíba também se destacou no quesito mobilidade, em que ficou na 3ª posição. 

Sobre o ranking

O Ranking Connected Smart Cities é feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil e traz indicadores desenvolvidos pela consultoria Urban Systems, que qualificam as cidades mais inteligentes e conectadas do país.

Com mais de 70 indicadores, ele coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo censo IBGE 2022), totalizando 656 cidades.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/