Mais de 49 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe nas cidades de Barueri e Santana de Parnaíba, de acordo com último balanço das administrações municipais divulgado no começo desta semana. O número corresponde a 53,5% e 60% do público-alvo das duas cidades, respectivamente.
As prefeituras pretendem vacinar cerca de 90% do público prioritário, que são crianças entre 6 meses e menores de 6 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; pessoas com doenças crônicas/imunodeprimidos (com apresentação da solicitação médica ou receita médica); pessoas com 60 anos ou mais; professores com apresentação do crachá, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas.Para isso, seguindo o cronograma do Ministério da Saúde, a campanha de imunização segue até o dia 31 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS's). De acordo com a gestão de Barueri, não há previsão de liberação da vacina para outros grupos e nem outras ações como o Dia D de vacinação. "Isso só pode ser feito após diretrizes do Ministério da Saúde, órgão responsável pelo Programa Nacional de Imunização em todo o Brasil", explicou a gestão em nota.
No dia de mobilização nacional, que aconteceu há duas semanas em um sábado, quatro mil pessoas foram imunizadas em Santana de Parnaíba e 10.629 em Barueri. Na ocasião, as UBS's de todas as cidades funcionaram das 8h às 17h, além de acontecerem ações em postos volantes em diversos bairros dos municípios.
Dados da ação
A campanha de vacinação contra a Influenza iniciou em todo o território no dia 10 de abril. Segundo balanço do Ministério da Saúde, 5,5 milhões de pessoas foram imunizadas no dia de mobilização nacional, totalizando 26,9 milhões de pessoas vacinadas. O público-alvo é de 59,5 milhões.
Até o dia 20 de abril, foram registrados 427 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 81 mortes.
Compras
Shopping Tamboré anuncia horários estendidos e ações especiais para o fim de ano
Previsão do tempo
Ciclone se afasta, mas chuvas devem atingir a região até terça (16)
Segurança viária
Ecovias Raposo Castello intensifica manutenção nas rodovias a partir do dia 15
Alerta
Ceia de Natal pode ter riscos para pets, alerta veterinária
Caos
Dois dias após ciclone, Grande SP ainda tem 800 mil moradores sem energia
Ciclone
Região enfrenta caos com mais de 1 milhão sem energia, falta de água, internet instável e vias interditadas
Alphaville
Após vendaval, equipes da AREA retiram mais de dez caminhões de entulhos
Feminicídio
Polícia prende suspeito que abandonou corpo de vítima em carrinho de mercado
Segurança
PM realiza megaoperação para combater roubos com uso de motocicletas
Fornecimento
Tempestade deixa mais de 800 mil clientes sem energia na Grande SP e capital