Sábado, 27 Abril 2024

Cidades

Barueri e Parnaíba anotam queda na vacinação em 2020

Cidades

Barueri e Parnaíba anotam queda na vacinação em 2020

A BCG está entre as vacinas com menor adesão este ano nas cidades

Segundo a prefeitura de Barueri, por conta da pandemia, muitos não compareceram às salas de vacinas (Foto: Michela Brígida/Arquivo Folha de Alphaville)
Assim como no país, Barueri e Santana de Parnaíba tiveram queda na cobertura vacinal de crianças, de até um ano, em algumas das principais vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização em 2020.

Segundo dados municipais do sistema de informação de serviços de saúde (SISS) de Barueri, entre as dez principais vacinas, as que tiveram menor cobertura até quarta (9) foi a BCG (52,91%) e a tríplice viral 1ª dose (53,54%). As de hepatite B e pentavalente, ambas 3ª doses, foram as com maior adesão (70,01%). O ideal é que essas porcentagens fiquem entre 90% e 95%.

De acordo com a gestão, por conta da pandemia, muitos não compareceram às salas de vacinas. "A falta de recebimento de alguns imunobiológicos durante alguns meses, como a BCG, também desestimulam os responsáveis", afirmou.

Em Parnaíba, segundo a prefeitura, entre os menores de um ano, a BCG está com a menor cobertura vacinal este ano (63,63%). Já entre os que tem um ano é a pneunocócica (64,74%). 

As vacinas que tiveram maior adesão na cidade até agora foi a pentavalente e hepatite B (105,08%) nas crianças menores de um ano, e tríplice viral 1ª dose (104,53%) para as crianças de um ano.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/