Área em Alphaville ganha status de reserva do Estado e evita especulação

Local tem 53 espécies de fauna catalogadas, 107 de flora e trilhas ecológicas (Foto: Andrea Felizolla/Folha de Alphaville)

No dia 31 de janeiro, uma área de Mata Atlântica com cerca de 2.500.000 m² em Santana de Parnaíba foi reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Estado de São Paulo: a Reserva Vuturussu. O espaço, que fica entorno dos residenciais Gênesis I e II, em Alphaville, é a 100ª RPPN de São Paulo.

"Estamos felizes pela conquista que demandou tempo e dedicação. A nossa associação foi criada em setembro de 2004 com a intenção de preservar esta área", destacou Alexandre Magno, presidente da Associação Vuturussu, responsável pelas atividades no local. 

O processo para tornar o equipamento uma reserva foi aberto em 2018 e o reconhecimento garante a proteção de seus atributos naturais e evita a especulação imobiliária na região. 

"A RPPN tem extrema importância não somente para o município de Santana de Parnaíba, mas também para a região metropolitana de São Paulo, pois preserva importante remanescente florestal de Mata Atlântica", explicou a Fundação Florestal, responsável pela entrega da certificação. 

Ainda de acordo com o órgão, não há outras RPPNs reconhecidas ou em processo de criação nos municípios de Santana de Parnaíba e Barueri.

Vuturussu
Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, até 2017 (dados mais recentes), Santana de Parnaíba tinha 4.175 hectares de Mata Atlântica. Entre elas está o Vuturussu. A reserva, que é voltada à educação ambiental, é mantida pelos residenciais Gênesis I e II.

O local conta com 53 espécies de fauna catalogadas, 107 da flora, oito nascentes, 18 cursos d'água e cinco trilhas ecológicas. "Aqui realizamos um trabalho de educação ambiental, com atividades com crianças de escolas do bairro e região para ensinar a importância de preservar a natureza", apontou Magno, presidente da associação.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 05 Abril 2020

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário