Sábado, 11 Mai 2024

Cidades

Após dois anos, Barueri e Santana de Parnaíba planejam esquenta para o Carnaval

Cidades

Após dois anos, Barueri e Santana de Parnaíba planejam esquenta para o Carnaval

Cidades devem realizar pré-evento com bloquinhos para crianças e adultos 

Em Parnaíba, pré-carnaval deve começar no dia 2 de fevereiro, com desfiles de alguns blocos carnavalescos da cidade (Foto: Divulgação/Secom Santana de Parnaíba)

A pouco mais de 20 dias para o feriado de Carnaval, as cidades já começam a esquentar os tamborins. A festividade ficou suspensa por dois anos por conta da pandemia da Covid-19 e retorna com tudo neste ano. 

Em Barueri, haverá um pré-carnaval, segundo confirmou a Secretaria de Cultura e Turismo. A festa acontecerá no dia 12 de fevereiro, das 14h às 18h, na Praça das Artes (Rua Min. Rafael de Barros Monteiro 255). O bloco "Sainha de Chita", conhecido por animar o público infantil desde 2007, vai embalar o evento gratuito. 

O Carnaval será celebrado no dia 20 de fevereiro, a partir das 15h, em frente ao Ginásio José Corrêa (Av. Guilherme Perereca Guglielmo 1000), com o desfile da escola de samba Oba Oba, às 17h, Mocidade Marihá, às 18h, Cadência Paulista, às 20h, e Gang para fechar a noite de apresentações, às 21h.

Para esta retomada do Carnaval, segundo Pedro Donizete, presidente da Liga Independente dos Blocos Carnavalescos e das Escolas de Samba de Barueri, o tema será "Resgatando a Cultura". 

"O público presente pode ter certeza que as escolas de samba estão lutando para colocar um desfile com muita garra e muita vontade em fazer a nossa cultura. Sabemos que o tempo está sendo o vilão para poder trabalhar, mas vamos fazer de tudo para colocar as escolas da melhor forma", destacou. 

Parnaíba 

Já em Santana de Parnaíba, de acordo com uma apuração feita pela reportagem, o esquenta do tradicional Carnaval da cidade deve começar no dia 2 de fevereiro, às 21h30, com o bloco "Pé Vermeio", no Espaço Henrique Preto (Praça 14 de Novembro). 

A festa segue no dia 3, às 23h, com "Pinga com Mel", no Cemic (Largo da Matriz 49). No dia 9, às 21h, será a vez do bloco "Galo Garnisé", no Espaço Henrique Preto. O "Galo Preto" se apresenta no dia 10, às 20h30, no Cemic. Já no dia 11, às 20h30, terá "Berro do Sexo Forte" e, a meia-noite, "Esquenta do Sambão", na Estrada dos Romeiros, 28. O esquenta será finalizado no dia 15, às 21h30, com o "Grito da Noite", manifestação folclórica secular, em uma apresentação no Cemic.

Já a festa carnavalesca deve começar oficialmente no dia 17, às 23h, com o "Grito da Noite", no Cemic, e segue até 21. Durante esses dias, devem acontecer apresentações dos blocos "Batucada Abençoada", "Vovô da Serra do Japi", "Abayomi", "Pé Vermeio", "Bertinho", "União da Vila do Refúgio", além de matinê para a criançada. A programação pode sofrer alterações.

"Eu acho que 2023 será o Carnaval dos Carnavais. Para quem gosta, para quem curte a festa, dois anos foi um tempo longo de espera para curtir isso. O bloco está muito animado para subir no coreto, animais as pessoas como costumamos fazer todo ano", disse Cristina Machado Silva, umas das organizadoras do bloco. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/