Sábado, 13 Agosto 2022

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Após 7 anos, EMTU finaliza projeto funcional do BRT Alphaville-Cajamar

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Após 7 anos, EMTU finaliza projeto funcional do BRT Alphaville-Cajamar

 Próxima fase é a contratação do plano básico e executivo, sem previsão de entrega. Sistema ligará Barueri a Cajamar

No projeto original, Alphaville teria corredor de cerca de 7 km de extensão e mais de 10 estações de embarque (Foto: EMTU)

Após sete anos, o projeto do BRT Alphaville-Cajamar pode finalmente sair do papel. É que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) concluiu recentemente o projeto funcional do trecho Cajamar – Santana de Parnaíba. O BRT é um sistema rápido de ônibus que ligará Barueri, Santana de Parnaíba e Cajamar. 

Segundo a EMTU, nesta etapa foram avaliadas as demandas previstas, linhas, frequências, frotas, entre outras questões. "Analisamos a rede operacional para a implantação de um sistema de média ou alta capacidade de transporte, alimentado por linhas advindas de diversas áreas e de menor carregamento de passageiros", explicou. 

Em relação à infraestrutura, foi feita uma análise sobre a concepção arquitetônica dos terminais, estações e paradas, além de fluxos de pedestres e veículos. "Esses dados definem os esquemas operacionais de funcionamento das pistas, plataformas e áreas de apoio", disse. 

Antes da fase de obras, será feita ainda a contratação dos projetos básico e executivo do empreendimento. "Não há previsão para a publicação do edital de licitação pública. As obras podem ser contratadas após o término dos referidos estudos".

Trajeto
Segundo projeto original, o corredor partiria do Terminal de Polvilho chegando ao Terminal Antônio João, em Barueri. Em Alphaville, seriam cerca de 7 km de extensão e mais de dez estações de embarque, passando por trechos como os residenciais 12, 6, 4, além da Alameda Mamoré e Centro Comercial. No total, o BRT teria 28,9 km de extensão.

Discussão antiga
O Corredor BRT Metropolitano Alphaville – Cajamar teve seu plano apresentado, pela primeira vez, em 2013. Desde então, o projeto funcional foi revisado em 2015 para o trecho Cajamar – Santana de Parnaíba, porém, não houve a retomada dos estudos para o percurso de Parnaíba a Barueri em função das restrições orçamentárias do Governo do Estado.

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Comentários: 1

Visitante - Wallan Silva Francisco em Sábado, 10 Outubro 2020 21:16

Muito bom... Moro em Itapevi e trabalho em Cajamar. Aqui tem muuuita empresa mas o deslocamento se torna um empecilho haja vista apenas 2 linhas de ônibus (1 EMTU e outra municipal) que passam aqui no km 33,5 da Anhanguera. Bom seria ele ter um projeto de expansão até Jundiaí dependendo da demanda a longo prazo.

Muito bom... Moro em Itapevi e trabalho em Cajamar. Aqui tem muuuita empresa mas o deslocamento se torna um empecilho haja vista apenas 2 linhas de ônibus (1 EMTU e outra municipal) que passam aqui no km 33,5 da Anhanguera. Bom seria ele ter um projeto de expansão até Jundiaí dependendo da demanda a longo prazo.
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