Sábado, 20 Abril 2024

Cidades

Abril deve ter temperaturas acima da média em Alphaville

clima Cidades

Abril deve ter temperaturas acima da média em Alphaville

Em Barueri e Parnaíba, a primeira quinzena de abril será marcada por muito sol e altas temperaturas

Termômetros marcarão temperatura acima de 30ºC nos próximos dias (Foto: Arquivo Folha de Alphaville/ Michela Brígida)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Com a chegada do mês de abril, o clima no Brasil promete esquentar, com temperaturas acima da média previstas para a maior parte do país. De acordo com especialistas do Climatempo, isso se deve ao domínio de massas de ar quente e seco, que devem predominar ao longo do mês, trazendo consigo períodos de calor intenso.

Na região de Barueri e Santana de Parnaíba, a primeira quinzena de abril será marcada por muito sol e altas temperaturas, podendo atingir até 33ºC. Nesta segunda-feira (1º), os termômetros devem marcar máxima de 31ºC e mínima de 18ºC na região.

El Niño e La Niña

O cenário climático também indica um enfraquecimento gradual do fenômeno El Niño ao longo de abril, com a entrada em uma fase de neutralidade, sem a presença significativa de El Niño ou La Niña durante o mês. No entanto, há uma probabilidade de que o fenômeno La Niña se desenvolva entre os meses de junho e agosto de 2024, com impactos mais pronunciados durante o inverno brasileiro.

Possibilidade de frentes frias

Além do calor intenso, as frentes frias também devem marcar presença em abril, especialmente na região sul do país, abrangendo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Essas frentes frias têm potencial para avançar em direção à zona costeira de São Paulo e Rio de Janeiro. Associadas a uma condição de águas litorâneas e fluviais mais quentes, elas podem aumentar o risco de volumes excessivos de chuva em alguns períodos. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/