Saul Dreier, de 94 anos, é um polonês sobrevivente do Holocausto que, há cinco anos, fundou a Holocaust Survivor Band. Na próxima terça-feira (13), às 20h, no auditório do Anhembi, em São Paulo, o baterista vai se apresentar pela primeira vez no Brasil.
Antes de ser mandado para o primeiro campo de concentração, Saul chegou a viver em um gueto, junto com a família, em Cracóvia. Conseguiu ficar ali por um tempo com a mãe, a irmã e a avó. Mas a situação mudou.
Aos 16 anos, com o pai e a irmã também já assassinados pelos nazistas, ele foi mandado para o campo de concentração de Płaszów, perto de Cracóvia. Faltava comida, e os prisioneiros tentavam manter um pouco de alegria com a música - que ajudou a mantê-lo vivo, diz.
Em 2014, Saul, então com 89 anos, passava a maior parte do tempo em casa, na Flórida, e não viajava muito. O polonês resolveu, ali, que montaria uma banda de sobreviventes do Holocausto.
Aos poucos, ele foi montando a orquestra que queria, com músicos que encontrava por meio da sinagoga ou eram recomendados pelo rabino. Também inclui filhos e netos dos sobreviventes do nazismo.
Veja mais notícias sobre Caderno A.
Comentários: