3 exercícios de Mindfulness para praticar com as crianças

Certifique-se de desligar ou silenciar qualquer distração. (Foto: Divulgação)

Há muitas maneiras de ajudar seu filho a desenvolver foco e atenção. A prática de Mindfulness, por exemplo, é um recurso suave e fácil para aumentar a concentração, podendo ser inserido na rotina das crianças e trazendo benefícios duradouros de desenvolvimento, quando praticado regularmente.



A atividade deve ser feita de forma lúdica, com uso de brinquedos, objetos simples, alimentos, movimentos leves e música. Veja 3 exercícios para introduzir Mindfulness aos pequenos. Antes de começar, certifique-se de desligar ou silenciar qualquer distração, como televisão, videogame e celulares.



Amigos da respiração
Essa atividade serve para desenvolver a atenção plena através da consciência do corpo e dos movimentos da respiração. Peça para seu filho deitar e colocar um bichinho de pelúcia em cima de seu estômago. Diga para ele respirar profundamente, enchendo e esvaziando a barriga, prestando atenção no sobe e desce do bichinho durante os movimentos de inspiração e expiração. Após a percepção do movimento, diga a ele que fique assim por 1 ou 2 minutos, respirando normalmente, apenas notando o sobe e desce do brinquedo.



Como um sapinho na lagoa
Essa atividade serve para desenvolver calma e relaxamento corporal. Sente com seu filho com as pernas cruzadas, em posição de meditação, e vá guiando o exercício por alguns minutos, usando a sua imaginação. Diga: vamos brincar de ser um sapo sentado muito, muito quietinho em uma folha bem grande no lago. Enquanto você se senta na folha, Sr. Sapo, respire. Mas tenha cuidado. Se você se mexer demais, sua folha tombará, e você acabará na água. Então, apenas observe enquanto sua barriga de sapo incha e desincha. Veja como você consegue ficar parado, como uma estátua, prestando atenção no que está acontecendo ao seu redor. Você está tranquilo e respirando, armazenando sua energia. Observe como sua barriga aumenta e diminui, Sr. Sapo.Tente fazer 5 ou 6 ciclos completos de respiração. O exercício foi adaptado do livro Quietinho feito um sapo, de Eline Snel.



Ondas no mar

Essa atividade serve para aumentar a consciência e o foco na respiração. Peça para seu filho desenhar várias ondas bem altas em um papel, daquelas contínuas, que treinam o grafismo infantil. Depois, peça para ele traçar o desenho com o dedinho, inspirando quando estiver no pico da onda e expirando quando estiver descendo a onda. Faça em todas as ondas do papel e, se quiser, repita. 

Veja mais notícias sobre Caderno A.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 20 Novembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário