Ford Ranger 2020 é a primeira picape no Brasil com assistente autônomo de frenagem

Ranger2020-AssistenteFrenagem-1
Nova tecnologia com radar e câmeras, inédita no segmento, aciona automaticamente os freios da picape em caso de colisão iminente

A nova Ford Ranger 2020 chega ao mercado em agosto trazendo recursos inéditos no segmento de picapes. Um deles é o assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, tecnologia até agora vista apenas em SUVs de luxo que funciona por meio de radar e câmeras (veja o infográfico).

O equipamento, oferecido na versão de topo Limited, auxilia o motorista a evitar colisões com outros veículos ou pedestres que cruzem acidentalmente a frente do veículo. Ele conta com duas câmeras de alta resolução instaladas no para-brisa, uma voltada para o terreno e outra para o horizonte, e um radar embutido no para-choque dianteiro – um sensor do tamanho de um celular instalado abaixo da placa de licença.

O sistema é capaz de operar em velocidades de 5 km/h até 80 km/h, com três níveis de atuação. Ao detectar uma potencial colisão com um veículo ou pedestre, ele pisca um ícone de alerta no painel e emite um sinal sonoro. Ao mesmo tempo, pré-carrega os freios para aumentar a força de parada quando o motorista pisar no pedal. Se o motorista não realizar nenhuma ação ele aciona automaticamente os freios para evitar o impacto ou ajudar a reduzir os seus danos.

O motorista pode ajustar a sensibilidade do sinal de alerta em três níveis – baixo, médio e alto – e tem prioridade nos comandos. Todas as ações que ele fizer no acelerador e no freio se sobrepõem ao sistema.

"O assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres é uma tecnologia avançada que contribui para tornar a direção da Ranger mais segura e tranquila", diz Fabrizzia Borsari, gerente de Marketing do Produto da Ford. "Como todas as tecnologias de assistência ela não substitui a atenção do motorista, mas ajuda a evitar acidentes em situações imprevistas que são comuns no trânsito."

Além desta e outras tecnologias inéditas no segmento, a Ranger 2020 traz nada menos que 600 componentes redesenhados e também chega sem nenhum aumento de preço. 

Veja mais notícias sobre Autos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 16 Julho 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário