Atualizado: 25/02/2010 23:08
Nem bem o Carnaval foi embora, o varejo já preencheu seu vazio com coloridos ovos de Páscoa
Nanci Dainezi
Apesar de ser no dia 4 de abril, a Páscoa já chegou aos supermercados de todo o Brasil. Quem foi a um desses estabelecimentos em Alphaville nesta semana se surpreendeu com a variedade de ovos e com as novidades da indústria para esse ano. As embalagens estão mais atrativas e os diferentes tipos de chocolates - do tradicional ao trufado - enchem os olhos de crianças e também de adultos.
O Grupo Pão de Açúcar, do qual fazem parte os supermercados Pão de Açúcar, Extra, CompreBem, ABC CompreBem e Sendas, está bem preparado para receber o consumidor. De acordo com Jorge Faiçal, diretor comercial do grupo, a expectativa é vender 30% de ovos de Páscoa a mais de marcas exclusivas em relação ao ano passado e 15% das demais marcas. Entre as novidades oferecidas estão os lançamentos dos novos ovos de marcas exclusivas Taeq, Pão de Açúcar e Qualitá. A Taeq, por exemplo, lança o ovo de Páscoa Diet de 200g; já a linha de ovos Pão de Açúcar está com novos sabores e tamanhos, com destaques para os lançamentos do branco com frutas vermelhas, trufa branca com damasco e os recheados em tripla camada.
A linha Clássicos Qualitá traz sua versão em chocolate branco 250g e ao leite 400g e a linha Infantil Qualitá apresenta nove opções de personagens - Backyardigans, Bob Esponja, Susi, Penélope Charmosa, Naruto, Superman e Rock Animals - com novos brindes. Ao todo são vinte e seis opções que atendem a todos os gostos, bolsos e idades.
Também no supermercado Carrefour é possível antecipar a compra dos ovos de Páscoa. De acordo com a assessoria de imprensa da rede, haverá grande sortimento de ovos de chocolate, entre outros produtos e preços bastante competitivos para seus clientes. "Ovos, caixas e barras de chocolates já estão chegando", informou a assessoria.
Os preços dos ovos de Páscoa neste ano devem chegar ao bolso do consumidor 5% maior se comparado ao ano passado. A alta, segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados), é creditada ao aumento no preço da saca de açúcar, de 67%. A expectativa de vendas é em torno de 10% a mais do que de 2009.
Pescado e outros
O Grupo Pão de Açúcar também aposta no aumento de vendas do bacalhau que terá o preço 20% mais baixo. Segundo sua assessoria, a expectativa de venda é 15% superior a 2009. As apostas para a Quaresma e Páscoa são: Truta salmonada, Beijupirá - peixe de cultivo marinho do Brasil, Pirarucu, Patas de King Crab e Arenque da Noruega, Centolla Chilena, Mexilhão chileno, Polvo e Sardinha de Portugal, filé St. Peter e filé de truta sem espinho. Já os azeites, comparando as vendas no período de páscoa 2009 ante 2008 (mesmas lojas), a bandeira teve um crescimento de 10,29% Brasil e 11,67% no estado de São Paulo. Para este ano a projeção é crescer 15% sobre o período de 2009. Para os vinhos, a aposta fica na exclusiva Club des Sommeliers. São eles: argentinos, chilenos, italianos, sul-africanos e portugueses. A expectativa é que haja incremento de 30% nas vendas ante o verificado na Páscoa de 2009.
Para atender ao alto consumo de pescados, o Carrefour negociou um grande sortimento para a categoria, entre frescos e congelados. As unidades estarão abastecidas com 7 tipos do tradicional bacalhau. A expectativa é de aumento de 10% nas vendas. A rede espera ainda vender 15% a mais de azeite. No total são 36 marcas diferentes vindas de Portugal, Espanha, Itália, Argentina e Grécia, além dos na- cionais. Na categoria vinhos, o Carrefour pretende aumentar as vendas em 10%. Hoje, o grupo trabalha com 550 referências entre vinhos e espumantes, com origem no Brasil, Argentina, Chile, Portugal, França, Itália, Espanha, Alemanha, África do Sul e Austrália.